segunda-feira, 25 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Baleia recordista viaja 10 mil km do Brasil ao Oceano Índico para acasalar

Animal que saiu de Abrolhos e foi parar em Madagascar realizou o maior movimento de migração sazonal já registrado pela espécie.
Baleias-jubarte são conhecidas por longos deslocamentos para acasalar
Um baleia-jubarte estabeleceu um recorde mundial ao nadar quase 10 mil quilômetros do arquipélago de Abrolhos, na costa brasileira, à ilha de Madagascar, na costa leste da África, na tentativa de acasalar.
O animal foi fotografado pela primeira vez em Abrohos no dia 7 de agosto de 1999. No dia 21 de setembro de 2001, por puro acaso, foi clicada novamente por participantes de um passeio para observar baleias perto da ilha Sainte Marie, no Oceano Índico.
Cientistas de um projeto de monitoramento do deslocamento de baleias-jubarte no Atlântico (Antarctic Humpback Whale Catalogue) identificaram o animal graças ao peculiar formato de sua cauda e aos padrões de pintas encontrados nela.
O caso, assim como sua importância para a ciência, é relatado nesta quarta-feira na edição da publicação especializada "Biology Letters", publicada pela Royal Society da Grã-Bretanha.
Segundo os pesquisadores, as baleias-jubarte ("Megaptera novaeanglieae"), também conhecidas como baleias-corcunda, se destacam por suas longas migrações sazonais.
Esses animais costumam se deslocar 5 mil quilômetros para se acasalar, normalmente na direção norte-sul - por exemplo, entre uma latitude no extremo sul do continente, próximo da Antártida, e uma posição mais tropical.
A baleia de Abrolhos não apenas se deslocou o dobro do observado em um comportamento típico como o fez na direção oeste-leste.
O fato de o animal ser uma fêmea deixou os cientistas mais intrigados, já que, nessa espécie, são os machos os que costumam se deslocar por distâncias maiores em busca de acasalamento.
"A diferença entre as duas posições compreende mais de 88º de longitude. É o mais longo deslocamento de um mamífero, cerca de 400 km maior que o mais longo movimento sazonal de migração registrado até hoje", escrevem os pesquisadores.
Baleia atravessou um quarto do mundo em questão de semanas
O coordenador da equipe, Peter Stevick, do College of the Atlantic, em Maine, nos EUA, disse que é possível que a baleia tenha realizado a sua jornada em dois estágios ao longo de diversas semanas.
"Se eu tivesse de adivinhar, diria que o animal realizou uma migração normal para o Antártico (em busca de alimentação) e de lá para Madagascar", afirmou, à BBC.
"Se tivesse de desenhar um percurso, seria do Brasil para o Oceano Antártico e de lá para o Índico."
A descoberta deve ajudar os cientistas a entender melhor o comportamento das baleias-jubarte, uma espécie que apenas recentemente saiu da categoria de animais em risco de extinção. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,baleia-recordista-viaja-10-mil-km-do-brasil-ao-oceano-indico-para-acasalar,624071,0.htm
Foto : http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.blogdogusmao.com.br/v1/wp-content/uploads/2010/09/baleia-jubarte-21.jpg&imgrefurl=http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2010/09/21/o-porto-da-bamin-e-as-baleias-jubarte/&h=288&w=400&sz=24&tbnid=mbVLRi5mO3zG6M:&tbnh=89&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dfotos%2Bbaleias&zoom=1&q=fotos+baleias&hl=pt-PT&usg=__GaCWdk9eBc2u4wy5RzEwF-MyVGA=&sa=X&ei=LcS2TOnSG-CS4gbLpeGtCQ&ved=0CBsQ9QEwAA
Baleias-jubarte são conhecidas por longos deslocamentos para acasalar
Um baleia-jubarte estabeleceu um recorde mundial ao nadar quase 10 mil quilômetros do arquipélago de Abrolhos, na costa brasileira, à ilha de Madagascar, na costa leste da África, na tentativa de acasalar.
O animal foi fotografado pela primeira vez em Abrohos no dia 7 de agosto de 1999. No dia 21 de setembro de 2001, por puro acaso, foi clicada novamente por participantes de um passeio para observar baleias perto da ilha Sainte Marie, no Oceano Índico.
Cientistas de um projeto de monitoramento do deslocamento de baleias-jubarte no Atlântico (Antarctic Humpback Whale Catalogue) identificaram o animal graças ao peculiar formato de sua cauda e aos padrões de pintas encontrados nela.
O caso, assim como sua importância para a ciência, é relatado nesta quarta-feira na edição da publicação especializada "Biology Letters", publicada pela Royal Society da Grã-Bretanha.
Segundo os pesquisadores, as baleias-jubarte ("Megaptera novaeanglieae"), também conhecidas como baleias-corcunda, se destacam por suas longas migrações sazonais.
Esses animais costumam se deslocar 5 mil quilômetros para se acasalar, normalmente na direção norte-sul - por exemplo, entre uma latitude no extremo sul do continente, próximo da Antártida, e uma posição mais tropical.
A baleia de Abrolhos não apenas se deslocou o dobro do observado em um comportamento típico como o fez na direção oeste-leste.
O fato de o animal ser uma fêmea deixou os cientistas mais intrigados, já que, nessa espécie, são os machos os que costumam se deslocar por distâncias maiores em busca de acasalamento.
"A diferença entre as duas posições compreende mais de 88º de longitude. É o mais longo deslocamento de um mamífero, cerca de 400 km maior que o mais longo movimento sazonal de migração registrado até hoje", escrevem os pesquisadores.
Baleia atravessou um quarto do mundo em questão de semanas
O coordenador da equipe, Peter Stevick, do College of the Atlantic, em Maine, nos EUA, disse que é possível que a baleia tenha realizado a sua jornada em dois estágios ao longo de diversas semanas.
"Se eu tivesse de adivinhar, diria que o animal realizou uma migração normal para o Antártico (em busca de alimentação) e de lá para Madagascar", afirmou, à BBC.
"Se tivesse de desenhar um percurso, seria do Brasil para o Oceano Antártico e de lá para o Índico."
A descoberta deve ajudar os cientistas a entender melhor o comportamento das baleias-jubarte, uma espécie que apenas recentemente saiu da categoria de animais em risco de extinção. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,baleia-recordista-viaja-10-mil-km-do-brasil-ao-oceano-indico-para-acasalar,624071,0.htm
Foto : http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.blogdogusmao.com.br/v1/wp-content/uploads/2010/09/baleia-jubarte-21.jpg&imgrefurl=http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2010/09/21/o-porto-da-bamin-e-as-baleias-jubarte/&h=288&w=400&sz=24&tbnid=mbVLRi5mO3zG6M:&tbnh=89&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dfotos%2Bbaleias&zoom=1&q=fotos+baleias&hl=pt-PT&usg=__GaCWdk9eBc2u4wy5RzEwF-MyVGA=&sa=X&ei=LcS2TOnSG-CS4gbLpeGtCQ&ved=0CBsQ9QEwAA
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Rússia volta a enviar animais para o Espaço

Ratos, lagartixas, caracóis e microorganismos vão viver em órbita durante algumas semanas
Depois da cadela Laika ter sido enviada para o Espaço há mais de 50 anos, a Rússia vai voltar a pôr animais em órbita para estudar o seu comportamento.
A partir de 2012, o país vai reiniciar o programa de investigação na área do comportamento animal no Espaço, informou o director do Instituto de Ciências Biomédicas de Moscovo, Ígor Ushakov.
O primeiro de vários satélites será lançado em Maio e terá como tripulação ratos, lagartixas, caracóis e microorganismos, que viverão em órbita durante 30 dias.
Em 2013 será lançada outra nave, com pequenos animais que vão ficar dois meses no Espaço. Em 2016, 2018 e 2020, a Rússia planeia lançar no espaço “mini-naves” com microrganismos a bordo, que estarão em órbita a 200.000 quilómetros da Terra, ou seja, no espaço interplanetário.
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=117228
O primeiro de vários satélites será lançado em Maio e terá como tripulação ratos, lagartixas, caracóis e microorganismos, que viverão em órbita durante 30 dias.
Em 2013 será lançada outra nave, com pequenos animais que vão ficar dois meses no Espaço. Em 2016, 2018 e 2020, a Rússia planeia lançar no espaço “mini-naves” com microrganismos a bordo, que estarão em órbita a 200.000 quilómetros da Terra, ou seja, no espaço interplanetário.
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=117228
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Orangotangos usam mímica para se comunicar

Os orangotangos são capazes de se expressar de uma maneira muito mais complexa do que se imaginava. Uma nova pesquisa canadense constatou que estes animais são capazes de elaborar mensagens complexas através da mímica.
A partir de gravações feitas em cativeiro e no hábitat natural deles ao longo de 20 anos, a psicóloga Anne Russon e a filósofa Kritin Andrews, ambas da Universidade de York, verificaram que os orangotangos recorrem à mímica para se comunicar com outros macacos e com humanos. Nas espécies selvagens, diz o estudo, a mímica é rara e só passa a ser usada quando outras formas de comunicação falham.
Em algumas ocasiões, os animais usaram gestos até para distrair e tentar enganar os pesquisadores. Um dos animais indicou que gostaria de receber um corte de cabelo como uma forma de tirar a atenção deles enquanto roubava algo. Outro tentou utilizar um graveto para pegar cupins, mas fingiu ter falhado para atrair ajuda. As pesquisadoras encontraram 18 cenas em que os orangotangos utilizam a mímica para transmitir alguma informação - 14 foram direcionadas aos humanos e quatro a outros animais.
"Isso sugere que como nós, humanos, eles conseguem perceber seu mundo contando histórias e transmitem seus pensamentos sobre sua percepção aos outros", explicou Kritin Andrews. O estudo foi publicado no periódico Biology Letters Journal
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/orangotangos-utilizam-mimica-para-se-comunicar-e-ate-enganar-pesquisadores
A partir de gravações feitas em cativeiro e no hábitat natural deles ao longo de 20 anos, a psicóloga Anne Russon e a filósofa Kritin Andrews, ambas da Universidade de York, verificaram que os orangotangos recorrem à mímica para se comunicar com outros macacos e com humanos. Nas espécies selvagens, diz o estudo, a mímica é rara e só passa a ser usada quando outras formas de comunicação falham.
Em algumas ocasiões, os animais usaram gestos até para distrair e tentar enganar os pesquisadores. Um dos animais indicou que gostaria de receber um corte de cabelo como uma forma de tirar a atenção deles enquanto roubava algo. Outro tentou utilizar um graveto para pegar cupins, mas fingiu ter falhado para atrair ajuda. As pesquisadoras encontraram 18 cenas em que os orangotangos utilizam a mímica para transmitir alguma informação - 14 foram direcionadas aos humanos e quatro a outros animais.
"Isso sugere que como nós, humanos, eles conseguem perceber seu mundo contando histórias e transmitem seus pensamentos sobre sua percepção aos outros", explicou Kritin Andrews. O estudo foi publicado no periódico Biology Letters Journal
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/orangotangos-utilizam-mimica-para-se-comunicar-e-ate-enganar-pesquisadores
terça-feira, 3 de agosto de 2010
UTAD devolve espécies selvagens à natureza

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), pioneira em Portugal no tratamento e recuperação de fauna selvagem, tem vindo a dar excelentes demonstrações da qualidade do seu trabalho ao devolver, com sucesso, à natureza espécies em extinção oriundas de todo o país. Esta Instituição possui, de resto, a única unidade hospitalar para a recuperação de fauna selvagem no País, aberta 24 horas por dia, sendo o seu ponto forte o Túnel de Voo Octogonal onde as aves selvagens reeducam a sua sobrevivência.
Trazidas por forças militares, parques naturais, autarquias, caçadores e gente anónima, estas espécies, geralmente feridas e por vezes às portas da morte, têm no Centro Hospitalar de Recuperação de Fauna Selvagem – Hospital Veterinário da UTAD a última esperança de voltaram à natureza aptas a sobreviver.
Nos últimos dias, os responsáveis por este serviço, após a recuperação de várias aves selvagens, procederam à sua libertações nos ambientes adequados, convidando a assistir crianças e jovens, com objectivos de claro alcance pedagógico.
Assim, no dia 22 de Julho, foram libertadas duas Corujas-do-mato (Strix aluco) em Sanfins do Douro (Santuário de Nossa Senhora da Piedade). Tal aconteceu ao final da tarde e estiveram presentes as crianças e os pais da creche e jardim de infância da Associação social e Cultural de Sanfins do Douro. E no dia seguinte, foi libertada uma Águia-d’asa-redonda (Buteo buteo) no campus universitário de UTAD ao fim da manhã, com a presença de várias dezenas de crianças e jovens.
No dia 27 de Julho, foi a vez da libertação de mais uma Coruja-do-mato, ao final da tarde na aldeia de Goujoim em Armamar. Entre os presentes encontrava-se a pessoa que encontrou o animal e a equipa da EPNA de Lamego que procedeu ao seu transporte para o HVUTAD. No dia 28 de Julho, foram libertadas outras duas Corujas-do-mato no Lugar da Estrada, Poiares (Peso-da-Régua), também ao final da tarde, com a presença das pessoas que recolheram os animais e os transportaram até ao HVUTAD. No dia 29 de Julho, mais duas Corujas-do-mato foram devolvidas à liberdade em Abreiro (Mirandela), estando igualmente a assistir as pessoas que recolheram os animais. No dia 30 de Julho, ao início da noite, deu-se a libertação de duas Corujas-do-mato em Fermentões, Sabrosa, em actividade promovida por populares. No dia 2 de Agosto, libertação de uma Coruja-do-mato em Bobadela, Boticas, com a presença da pessoa que encontrou o animal e equipa da EPNA de Chaves que procedeu ao seu transporte para o HVUTAD. Por fim, no dia 3 de Agosto, é a vez de mais três acções programadas: a libertação de uma Coruja-do-mato em Cerva, com a presença do Jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia local; uma outra libertação de duas Corujas-do-mato em Leomil (Moimenta da Beira), com a presença de populares, incluindo a pessoa que as recolheu; e a libertação de duas Corujas-do-mato em Vila Nova de Paiva.
http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=101254&Itemid=336
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Lava-vacas aumenta produção de leite

Empresa sueca lança novo aparelho no mercado
Uma empresa sueca desenvolveu um aparelho para lavar vacas, semelhante ao utilizado para lavar os veículos automóveis. A novidade promete aumentar a produção de leite, porque de acordo com a empresa melhora a circulação sanguínea do animal e dificulta a disseminação de doenças.
O produto denominado ‘DeLaval’ vendeu 30 mil equipamentos na Suécia e agora ambiciona superar as vendas no Reino Unido, segundo o jornal britânico Daily Mail.
O porta-voz da empresa garante que este serviço deixa as vacas mais felizes, saudáveis e produtivas, de tal modo que pode aumentar a produção de leite em mais de 3,5 por cento.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/lava-vacas-aumenta-producao-de-leite
Subscrever:
Mensagens (Atom)