segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Em estudo sistema para evitar electrocussão de cegonhas

Investigadores da Universidade de Coimbra estão a experimentar, no Baixo Mondego, um sistema para desencorajar as cegonhas da nidificação em infra-estruturas eléctricas de média tensão que causam frequentemente a sua morte.
O sistema baseia-se numa tecnologia de origem norte-americana "adaptada para o efeito" pela equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), disse hoje à agência Lusa o catedrático Vítor Madeira. "O equipamento foi adaptado pelo Instituto de Sistemas e Robótica e passou a ter controle remoto", acrescentou o docente.
Em comunicado, a FCTUC explica que o sistema "recorre a frequências sonoras audíveis (sons de aves) e sinais ultrassónicos (sons incomodativos para as aves, afastando-as), em sequência e tempos de intervalo aleatórios".
"A partir de gravações de sons naturais de diversas espécies de aves, entre as quais, pombos, falcões, estorninhos e gaivotas, o dispositivo emite alarmes em linguagem perceptível pelas aves. O sistema é monitorizado, remotamente e em tempo real, para efectuar alterações nos parâmetros funcionais, caso seja necessário", adianta a nota.
O projecto está a ser desenvolvido enquanto experiência-piloto em dois locais do Baixo Mondego, arredores de Coimbra.
A equipa planeia estender a experiência a outras zonas do país, devendo "instalar mais dez unidades em 2010", referiu Vítor Madeira.
"Numa fase posterior, o equipamento irá funcionar automaticamente, através da detecção das aves, por aproximação, sendo a imagem captada pelas câmaras instaladas nos apoios considerados como locais piloto", revelam os investigadores.
Financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o projecto, designado STORK - Sistema de Protecção para Avifauna - Cegonhas, foi encomendado pela Energias de Portugal (EDP).
O objectivo é desenvolver e experimentar, em linhas eléctricas aéreas de média tensão, "um sistema não invasivo para evitar a electrocussão da cegonha branca e garantir o bem-estar da espécie".
A aposta nesta tecnologia visa ainda "minimizar as consequentes interrupções na distribuição de energia eléctrica às populações.
O projecto envolve investigadores do Departamento de Ciências da Vida e do Instituto de Sistemas e Robótica da FCTUC
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1434933&seccao=Tecnologia

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Amor de tubarão

Basicamente, o que se passou foi o seguinte:
Nas águas onde costumava pescar, um pescador profissional encontrou um tubarão branco, fêmea, de 5 metros, à beira da morte...
Ela estava presa num emaranhado de redes velhas e incapacitada de sair dessa armadilha...
O pescador (com uma grande coragem, diga-se de passagem) decidiu salvar esta enorme fera, desprendendo-a com a ajuda do seu barco e devolvendo-a à liberdade.
Só que a história não ficou por aí; agora a tubaroa vê o pescador como um "amigo" e segue-o para todos os lados.
Como podem ver nas fotos, ela até faz festinhas...
O pior é que o pescador desde que fez esta nova amiga não consegue pescar mais nada...
Pudera! Com uma delicada companhia como esta, os peixes, como é fácil imaginar, devem ficar bem longe...

http://www.slideshare.net/silasco/amor-de-tubarao

Cão a jogar bilhar

Palavras para quê.......

http://sorisomail.com/lerc.swf?ler=kzsmbpjtgu&vde=http://goldgeneration.net/forum/showthread.php%3ft=19344

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cadela que dança...«Salsa»

Quem quiser ver esta maravilhosa dançarina.....



http://tube.aeiou.pt/dog-dancing-salsa/

AMIGOS PARA SEMPRE




Depois de perder os pais. esse orangotango de três anos de idade estava tão deprimido que se recusava a comer e não respondia muito bem aos tratamentos e remédios. Os veterinários achavam que ele iria se entregar à morte. O velho cão foi encontrado perdido nos arredores do zoológico, e quando levado para dentro da sala de tratamento, se encontrou com o orangotango, e os dois se tornaram amigos inseparáveis desde então.
O orangotango encontrou uma nova razão para viver e se esforça ao máximo para fazer seu novo amigo acompanhá-lo em suas atividades.
Eles vivem no norte da California e a natação é o esporte favorito de ambos, embora Roscoe (o orangotango) ainda tenha um pouco de medo da água e precise da ajuda do amigo para atravessar a nado.
Eles passam o tempo todo juntos e podemos ver, pelos sorrisos e risadas, o quanto são felizes.
Juntos descobriram o lado engraçado da vida e o valor da amizade.
Encontraram mais do que um ombro amigo para debruçar...


E viva a AMIZADE!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

LIVROS COM BICHOS (4)


“A MARAVILHOSA VIAGEM DE NILS HOLGERSSON ATRAVÉS DA SUÉCIA”

Este extraordinário livro foi escrito pela sueca Selma Lagerlof, a primeira mulher a receber o Nobel da Literatura, em 1909. E é uma maravilha, a viagem e o livro. Eis o sumário do GOOGLE:
“Nils, um menino preguiçoso e desobediente que se diverte em maltratar os animais, num domingo em que os pais haviam ido à igreja, aprisiona um duende e, como castigo, é transformado também em duende. Ao subir nas costas de Mårten, um dos gansos de sua propriedade, a ave resolve, num impulso, seguir os gansos selvagens na Primavera, e Nils segue viagem com eles. Inicialmente assustado, depois mais confiante, atravessa a Suécia nas costas do ganso, participando de várias aventuras no mundo dos animais. Entre essas aventuras conhece os lapões, quase salva uma cidade que só aparece a cada cem anos, e se torna amigo de vários animais. Sete meses depois, tendo aprendido muito e se tornado uma pessoa melhor, volta à casa de seus pais e à forma humana novamente, mostrando aos poucos que é capaz de sacrificar a própria felicidade à dos outros.”

São deliciosamente simples e por isso comoventes as palavras que trocam entre si.
Um livro para se ler de cinco em cinco anos.
Ed. Relógio d’Água

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cães aposentados







Vejam que trabalho maravilhoso fazem no Japão com os cães que trabalharam ajudando pessoas!
Todos os animais são merecedores de carinho especial, principalmente na velhice...
É o mínimo que eles merecem depois de ajudarem deficientes durante uma vida toda!!!
Não ao abandono! Adote!
Japão mantém um centro para cuidar dos cães aposentados, aberto no final da década de 1970.

Cão aposentado Rick deitado no asilo para-cães guia em Sapporo, no Japão;(Foto 1) Rick, que tem 16 anos, está imóvel. Muitos dos cães-guia se aposentam por volta de 12anos de idade por perderem suas habilidades físicas;(Foto 2)

Cão-guia dá uma voltinha no asilo (2/02/2009);(Foto 3)
Funcionária cuida de Rick, cão idoso; cerca de 200 cães-guia já passaram pelo local desde que a associação de proteção a estes animais abriu o asilo(2/02/2009).
O asilo funciona em Sapporo e foi criado por uma associação que cuida dos cães-guia;(Foto 4 e 5)
Mulher reza em frente à tumba de um dos cães que já passaram pelo asilo (2/03/2009;(Foto 6)

Parabéns, Japão!!!