quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A árvore e os pássaros, unidos na floresta Africana


Três pesquisadores em Vancouver dizem haver a uma ligação estreita entre as árvores e os pássaros no Serengeti, na Tanzânia.
Nesta região, espalhada de floresta, mais de 70% da vegetação desapareceu desde 1950.Esta perda também conduz a menos aves.
Ao estudar este relacionamento,com observações realizadas no terreno desde 1966, os três cientistas mostram como o destino das aves e as árvores estão ligados. Nas grandes florestas tropicais, os animais desempenham um papel essencial na vida das árvores; como os animais se alimentam de frutos e, em seguida, rejeitam-nos pré-digerindo as sementes que ficam nas suas fezes. Estas ficam muito duras para germinarem para dar origem a outras árvores.
Assim, o elefante na floresta da Bacia do Congo mantêm seu estilo de vida; a floresta e os pássaros do Serengeti cooperaram ficando a floresta é mais densa, como muitos animais incluindo aves.
O papel das aves é especialmente importante para lidar com os besouros que ali vivem. Estes parecem incapazes de comer as sementes que caiem ao chão. As sementes ingeridas por pássaros e os seus excrementos libertados atraem os nossos pequenos besouros. Assim os pássaros é que tiram partido da árvore para viver e comer, protegendo a sua reprodução. No entanto, esta simbiose é frágil:as florestas são danificadas após um incêndio.
Os três pesquisadores descobriram que a proporção de sementes no solo aumenta, promovendo o desenvolvimento de besouros. As árvores, por isso, são difíceis de se reproduzirem o que causa o não retorno das aves.

Denis Delbecq Science e Vie
Edição de 3 de Julho de 2009
Imagem: floresta da Tanzânia © Science / AAAS

Sem comentários:

Enviar um comentário